Da impossibilidade de contar uma mentira sincera
Por Rui Nogueira
As intervenções de dois senadores da República, ambos do Partido dos Trabalhadores, na CPI dos Bingos funcionaram nesta quinta-feira como uma espécie de vexatória exumação das declarações do presidente da República ao programa Roda Viva (TV Cultura), na segunda-feira passada. E, paradoxalmente, ajudaram a enterrar o governo e o PT mais do que já estão enterrados.
Tudo o que o governo e seus aliados dizem sobre o valerioduto-delubioduto e o caixa dois das campanhas de 2002 e 2004, asseverando ser a verdade, tem prazo de validade que oscila entre algumas horas e não mais que uma semana útil de trabalho. A esta altura dos acontecimentos, prorrogar os trabalhos de qualquer comissão parlamentar de inquérito é ruim para o Planalto, abortar qualquer uma das CPIs é ruim para o governo, e tentar nadar contra a corrente da verdade exposta pelas CPIs é pior ainda. As intervenções dos senadores Tião Viana (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP), no depoimento de Vladimir Poleto, na CPI dos Bingos, expuseram um desalento explícito com a inglória tarefa de defender o governo Lula e o PT.
Poleto foi a continuidade desmoralizante do espetáculo que todos os homens do PT deram nas CPIs, bastando lembrar como prova os casos de Delúbio Soares, Silvio Pereira e Rogério Buratti. Nem o ditado popular, aquele que diz que a mentira tem perna curta, alerta os sentidos desses homens de partido. Vladimir Poleto foi desmascarado com a facilidade com que se tira pirulito da mão de uma criança, depois de mentir escudado na certeza de que parlamentares e mídia são uns bocós e engolem qualquer lorota.
O país se convenceu do óbvio: uma gangue é uma gangue e nunca será mais do que uma gangue. Santo André, que deveria fornecer os gângsteres do aparelho federal, foi trocada por Ribeirão Preto.
Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da República, aceita ser entrevistado na televisão para exercitar o impossível: contar uma mentira sincera. Não é possível acreditar que o dinheiro é de Cuba, não é possível que alguém saia carregando dinheiro em caixas de bebida. Poleto provou que o reino das possibilidades é farto e que as impossibilidades petistas são uma realidade. Ele tentou, depois dos insucessos de Silvio Pereira e Delúbio, fazer o país acreditar que transportou ingenuamente três caixas de bebidas. Depois descobriu que havia dinheiro nas caixas. Depois?!
O tempo em que a falsa ingenuidade petista gerava dúvidas sinceras acabou. O senador Tião Viana, diante da gravação da Veja tocada na CPI dos Bingos, desmascarando Poleto, entregou os pontos e concluiu com todas as letras: é “muito grande o antagonismo” entre o que Poleto dizia e o que estava gravado na fita da revista. Suplicy, com aquele jeito ziguezagueante, ainda tentou o impossível: interpretar a gravação. Ao final, pediu que Poleto se retratasse.
O recado de Suplicy é extensivo ao Partido dos Trabalhadores. Quando eles vão se retratar?!
[ruinogueira@primeiraleitura.com.br]
Publicado em 10 de novembro de 2005
Um comentário:
Best regards from NY! Tennis bermuda manders 2001 kia sportage ex picture tennis tshirt Professional football player took ballet
Postar um comentário