terça-feira, novembro 15, 2005

RESPONSABILIDADE DIFUSA

Quem é o responsável?

Esta é, talvez, a pergunta mais difícil de ser respondida atualmente neste país. Ninguém responde. Não por desconhecimento do agente de ato criminoso, mas por interesse em não imputar responsabilidade a companheiros, pois o crime é constatado quase que diariamente, só não encontram os criminosos. Quando os facínoras são pegos em flagrante, as "autoridades" desqualificam o ato criminoso, afirmando que isto é normal... todo mundo faz, não é crime. E continua o baile.

É uma afronta quando um integrante do "comando vermelho" -travestido de testemunha- tem o desplante de negar declarações anteriores, afirmando, na presença de representantes do povo, que teve sua capacidade de discernimento dificultada por ter tomado uns tragos de cachaça e que, portanto, nada do que dissera anteriormente teria valor. Assim agindo, vai inocentando criminosos no poder. E segue o baile.

Nunca mentiram tanto e tão descaradamente como nos dias dessa desgovernança vermelha. Negam até aos estertores. Se pegos, imputam responsabilidades a um morto. O "sanfoneiro impassível" -que nada sabe- continua a tocar sua música, só para prá assistir algum filmezinho pirata.

Todos os dias assistimos manifestações de descrédito de vários setores da sociedade brasileira com o posicionamento do governo, face aos fatos criminosos que são denunciados na imprensa, nas comissões parlamentares de inquérito, nas polícias e nos próprios tribunais de justiça. Mas nada os encabula. Nada é de responsabilidade do governo, nem dos seus comparsas vermelhos. Só tem santo!

O povo brasileiro, frente a essa esbórnia política, já trás, estampado no rosto, traços de tristeza e de indignação. Também, quando um cafajeste é pego e confessa um crime, no outro dia ele nega e diz que estava bêbado... e acreditam! Como proceder depois junto à Justiça?

É de encabular apontador de jogo do bicho! Mas a questão essencial é a seguinte: o governo quer ou não quer esclarecer as ações criminosas praticadas por seus integrantes e pelos do próprio partido no poder e punir os culpados? Nos parece que, para manter o poder conquistado, escondendo a verdade, almejam jogar a sujeira para debaixo dos tapetes palacianos.

Garimpam soluções de compadrio ao arrepio da ética, da dignidade pessoal, da moralidade e da própria lei. É bizarro um "Presidente" impedir que testemunhas sejam ouvidas em CPI e exercer pressões através de seus representantes, visando espúrios interesses. Essas pessoas não podem representar o povo. São vândalos da dignidade dos cargos que ocupam. São pichadores das políticas de austeridade que constam dos planejamentos oficiais. Enquanto isto, os integrantes da cúpula governamental, aos brados, imploram: parem de acusar, parem com essa onda de denuncismo e intrigas políticas (como que acuando quem deseja esclarecer a verdade dos fatos).

Agiram com a mesma malícia na tentativa de evitar a prorrogação da CPI. Lutaram e jogaram duro, comprando honras pessoais nas retiradas de assinaturas. Depois, declaram que não há ingerência nos outros poderes. Alguém precisa sacudir as águas desse pântano, para que os vermes e os batráquios aflorem e sejam abatidos.

Pasmem, começam a surgir propostas de repressão e punição a poucos escolhidos, mas desde que consigam transferir o problema para o plano das contravenções. Poucos reclamam, mas o baile continua.

Vaza, em meu espírito de cidadão, uma desesperança quanto a identificação dos culpados e suas respectivas punições.

Nesta monárquica-ditadura, o "Rei" é irresponsável. Responsáveis somos todos nós que o colocamos no trono.

Eles, os criminosos ocultos, apoiados pelos advogados do diabo, têm a certeza da impunidade.

Essa tática da dissimulação, criando a figura da responsabilidade difusa, um dia ainda derruba o "rei". Por enquanto, o baile continua: eles dão o tom e o povo dança.

É prudente atacar essa onda de impunidade, antes que se transforme tudo em um desastre total. Aí, meu "Rei", Brasília vai virar gafieira: "quem tá fora não entra, quem tá dentro não sai".

CEL ERILDO - A Continencia

4 comentários:

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! celtic area rugs Bentley arnage r piston radar detector laser scrambler http://www.cheap-domain-names-6.info/car-seat-covers-airbag.html Adipex cheap p cosmetics and miami bobbi brown cosmetic strap on dildo

Anônimo disse...

Very nice site! » » »

Anônimo disse...

Best regards from NY! Drug vicodin information Nursing malpractice Cheap international phone calls us Internet gambling blocker alps legal malpractice insurance chrysler caravan tuning basketball turament logos Fbi public surveillance Buy topamax no prescription online Memphis home owner&aposs insurance History of ritalin used in adhd children Facelift operatie Sprint and ringtones and free

Anônimo disse...

The post haѕ verifieԁ helpful to us.

It’s very еducational and yοu really are
cегtainly really educated in this region.
Yоu gеt eхpoѕed my own eyes to different thoughts
abоut thіs κind of matter using
interеsting anԁ stгong соntent mateгial.
Look into my blog post - inlocaltv.com