quinta-feira, novembro 10, 2005

DA IMPOSSIBILIDADE DE CONTAR UMA MENTIRA SINCERA

Da impossibilidade de contar uma mentira sincera
Por Rui Nogueira

As intervenções de dois senadores da República, ambos do Partido dos Trabalhadores, na CPI dos Bingos funcionaram nesta quinta-feira como uma espécie de vexatória exumação das declarações do presidente da República ao programa Roda Viva (TV Cultura), na segunda-feira passada. E, paradoxalmente, ajudaram a enterrar o governo e o PT mais do que já estão enterrados.

Tudo o que o governo e seus aliados dizem sobre o valerioduto-delubioduto e o caixa dois das campanhas de 2002 e 2004, asseverando ser a verdade, tem prazo de validade que oscila entre algumas horas e não mais que uma semana útil de trabalho. A esta altura dos acontecimentos, prorrogar os trabalhos de qualquer comissão parlamentar de inquérito é ruim para o Planalto, abortar qualquer uma das CPIs é ruim para o governo, e tentar nadar contra a corrente da verdade exposta pelas CPIs é pior ainda. As intervenções dos senadores Tião Viana (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP), no depoimento de Vladimir Poleto, na CPI dos Bingos, expuseram um desalento explícito com a inglória tarefa de defender o governo Lula e o PT.

Poleto foi a continuidade desmoralizante do espetáculo que todos os homens do PT deram nas CPIs, bastando lembrar como prova os casos de Delúbio Soares, Silvio Pereira e Rogério Buratti. Nem o ditado popular, aquele que diz que a mentira tem perna curta, alerta os sentidos desses homens de partido. Vladimir Poleto foi desmascarado com a facilidade com que se tira pirulito da mão de uma criança, depois de mentir escudado na certeza de que parlamentares e mídia são uns bocós e engolem qualquer lorota.

O país se convenceu do óbvio: uma gangue é uma gangue e nunca será mais do que uma gangue. Santo André, que deveria fornecer os gângsteres do aparelho federal, foi trocada por Ribeirão Preto.

Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da República, aceita ser entrevistado na televisão para exercitar o impossível: contar uma mentira sincera. Não é possível acreditar que o dinheiro é de Cuba, não é possível que alguém saia carregando dinheiro em caixas de bebida. Poleto provou que o reino das possibilidades é farto e que as impossibilidades petistas são uma realidade. Ele tentou, depois dos insucessos de Silvio Pereira e Delúbio, fazer o país acreditar que transportou ingenuamente três caixas de bebidas. Depois descobriu que havia dinheiro nas caixas. Depois?!

O tempo em que a falsa ingenuidade petista gerava dúvidas sinceras acabou. O senador Tião Viana, diante da gravação da Veja tocada na CPI dos Bingos, desmascarando Poleto, entregou os pontos e concluiu com todas as letras: é “muito grande o antagonismo” entre o que Poleto dizia e o que estava gravado na fita da revista. Suplicy, com aquele jeito ziguezagueante, ainda tentou o impossível: interpretar a gravação. Ao final, pediu que Poleto se retratasse.

O recado de Suplicy é extensivo ao Partido dos Trabalhadores. Quando eles vão se retratar?!

[ruinogueira@primeiraleitura.com.br]
Publicado em 10 de novembro de 2005