sexta-feira, novembro 11, 2005

CANTEIRO DE ESTRELAS

01/11/2005

A notícia mais chocante dos últimos dias não foi a denúncia de recursos para campanha vindos do exterior nem mesmo o suposto lobby, com patrocínio presidencial, de devolução de um banco sob intervenção para os antigos donos. O acontecimento mais impressionante no Brasil foi a plantação de outro canteiro com forma de estrela do PT, dessa vez no meio dos jardins da Granja do Torto.

A foto da estrelinha saiu no Estado de S. Paulo e não houve a repercussão merecida. “Isso é coisa pequena ou de quem está com picuinha”, justificaram alguns. Mas um canteiro em local público com forma de estrela do PT é o símbolo de todos, mas de todos mesmo, estranhos fatos ocorridos no país nos últimos meses.

E fatos estranhos incluem confusão do público com o privado, desvio de recursos, propina, egocentrismo, compra de votos, compra de deputados, caixa dois, enriquecimentos ilícitos, presentes indevidos, empréstimos suspeitos, etc.

E um primeiro canteiro já havia sido plantado nos jardins do Palácio da Alvorada. Choveram críticas. Muitas delas bem pertinentes como a desfiguração de um patrimônio histórico. Pelo jeito nenhuma foi ouvida.

Como os responsáveis pelo canteiro já tinham sido avisados, quem mandou fazer de novo no mínimo desdenha todos os alertas. E não só sobre um prosaico canteiro cultivado de forma irregular. Também deve achar que o restante das denúncias não passou de conspiração, jogo da direita, má vontade da mídia, jogo de poder, ou o que quer que seja. É claro que todos essas alegações podem ser pertinentes, mas não justifica pensarem que não houve nada de errado.

Em suma, nada foi aprendido.

Ou então, mais grave, quem é responsável pelo canteiro está absolutamente alheio (a) a tudo, vivendo em sua mente autista. Não sabe nem mesmo diferenciar um bem público, um bem privado, um partido político e ele (a) mesmo (a).

Fabiano Lana, jornalista, é assessor de imprensa do Senador José Agripino Maia, líder do PFL no Senado. Experiente na cobertura política, trabalhou nos jornais Hoje em Dia e Jornal do Brasil.