sábado, novembro 05, 2005

ROTEIRO PARA UMA CPI

Diogo Mainardi

"Sou colunista, não sou político. Mas aqui
vão algumas perguntas que deveriam ser
feitas ao irmão do senador para esclarecer
seus laços com o bananão dos bananões"

Sala de reunião do Congresso Nacional. O irmão do senador depõe na CPI. Congressistas se alternam nas perguntas.

Vossa senhoria doou 6 milhões de dólares à campanha eleitoral do bananão dos bananões, como afirmou o oráculo de Ipanema?

O pagamento foi feito pelo doleiro biribol? O mesmo biribol que, no passado, depositou 5 milhões de dólares na conta do marqueteiro do bananão dos bananões? O mesmo biribol que, segundo outro doleiro, foi poupado na CPI do Banestado pelo partido do bananão dos bananões?

A ex-mulher de biribol era diretora da empresa de vossa senhoria? Ela trabalhou também para o banco Safra, onde biribol mantinha o dinheiro do beirutão dos beirutões?

É verdade que a filha de biribol é sócia de uma rede de lojas nos shopping centers de vossa senhoria?

Biribol depositou os 6 milhões de dólares para a campanha do bananão dos bananões no Trade Link Bank? Esse dinheiro foi usado para cobrir os empréstimos do Banco Rural ao carequinha?

Vossa senhoria doou dinheiro também para a campanha do bigodão dos bigodões, senador pelo principal Estado do país?

Quantas palestras o senador bigodão dos bigodões proferiu nas empresas de vossa senhoria? Quanto ele recebeu por cada palestra?

Quantas vezes vossa senhoria emprestou a casa de veraneio ao bigodão dos bigodões? A pedido do dono da siderúrgica?

Sabe-se que foi por intermédio do bigodão dos bigodões que, na época das privatizações, os fundos de pensão bancaram o dono da siderúrgica. O bigodão dos bigodões cumpriu o mesmo papel para vossa senhoria?

Foi um advogado com nome de ave agourenta quem apresentou vossa senhoria ao dono da siderúrgica? E foi o dono da siderúrgica quem apresentou vossa senhoria ao sócio do genro do marimbondo de fogo?

O sócio do genro do marimbondo de fogo intermediou a operação que garantiu a vossa senhoria o dinheiro dos fundos de pensão para a compra da operadora de telefones? Quanto ele recebeu pelo trabalho?

Vossa senhoria pagou uma propina de 90 milhões de reais ao tesoureiro tucano, conhecido como big, pelo dinheiro que ele conseguiu no Banco do Brasil, para a compra da operadora de telefones?

Vossa senhoria foi o autor dos grampos no BNDES? Aqueles grampos que depois foram editados e parcialmente divulgados no plenário pelo bigodão dos bigodões?

Naquela época vossa senhoria já tinha um acordo com o partido do bananão dos bananões?

Foi por causa desse acordo que, entre 1998 e 2002, os diretores eleitos dos fundos de pensão, pertencentes ao partido do bananão dos bananões, autorizaram o aporte de mais de 1,5 bilhão de reais às empresas de vossa senhoria?

Vossa senhoria confirma que mandou uma funcionária distribuir bolsas Louis Vuitton aos ministros de um tribunal em Brasília? Quanto vossa senhoria já deu para as campanhas eleitorais do presidente do tal tribunal? Em que sentenças vossa senhoria foi beneficiado por ele?

Quem são os jornalistas que prestam assessoria formal ou informal à empresa de vossa senhoria?

O presidente da CPI interrompe a sessão. A segunda parte é marcada para a semana seguinte.

Nenhum comentário: