quarta-feira, junho 28, 2006

Chávez quer Stédile!

“Venha para a Espanha, aqui é o paraíso; a polícia não toca em você.”
De um criminoso romeno atuando na Espanha para outro compatriota seu vivendo em Bucareste


O presidente Hugo Chávez, o verdadeiro condutor das massas esquerdistas da América Latina, já tem planos políticos para o Brasil. Quando passou por Curitiba, Chávez conversou com alguns amigos brasileiros, e disse que apostava em Lula como a gazua que iria abrir as portas para João Pedro Stédile, líder do MST, chegar à Presidência do Brasil em 2010.

Chávez considera João Pedro Stédile o seu “representante pessoal” no Brasil e o sucessor natural e eventual de Lula. E, para isso, o presidente da Venezuela tem seus planos.

O projeto de Chávez para o Brasil baseia-se em quatro pontos: 1º – reeleição de Lula; 2º – contaminação urbana pelo MST, com aplicação de seus métodos revolucionários para invasão de áreas não-edificadas e residências consideradas de luxo; 3º – controle das universidades, para transformá-las em bases de ação; 4º – controle de uma rede de comunicação, através de cooptação ou compra de redes de tevê e rádio com recursos venezuelanos.

Para Chávez, as acusações de corrupção a Lula e ao PT são provocações que não devem ser consideradas pelos verdadeiros esquerdistas: “Querem nos impor a moral que os beneficia”, disse o presidente venezuelano.

Quanto à opinião pública brasileira, a experiência no Carnaval deste ano, financiando a escola de samba Vila Isabel, campeã de 2006, mostra que com um pouco de dólares tudo se arranja. Chávez está disposto a gastar muito.

Depois não se diga que ninguém avisou de tudo o que está acontecendo.

PARA LEMBRAR
Na primeira noite eles
se aproximam
E roubam uma flor
Do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não
se escondem.
Pisam as flores,
Matam o nosso cão,
E não dizemos nada.
Até que um dia,
O mais frágil deles
Entra sozinho em nossa casa
Rouba-nos a luz e,
Conhecendo nosso medo,
Arranca-nos a voz da garganta,
E já não podemos dizer nada.

AUTORIA
Esse poema assustador para os nossos dias é atribuído a Maiakovski, mas é de autoria de um brasileiro, o poeta fluminense Eduardo Alves da Costa. O título da pequena obra-prima é “No Caminho com Maiakovski”

Rogério Mendelski

Nenhum comentário: