segunda-feira, setembro 10, 2007

Jobim por Helio Fernandes

O que Nelson Jobim faz no Ministério da Defesa?
"General" civil, disforme, enorme, com ou sem uniforme

O presidente Lula já compreendeu que não tinha nada que nomear Nelson Jobim para ministro da Defesa. Tendo fracassado em todo os cargos que ocupou, por que iria acertar como interventor para acabar de uma vez por todas com o apagão aéreo?

Tendo modificado a Constituinte que estava sendo transformada na Constituição de 1988, FRAUDOU seus termos, ALTEROU o que estava decidido pelo plenário. De madrugada, na Comissão de Redação, mudou a versão coletiva, trocou pela sua, pessoal e individual. Inacreditável.

Só que mais inacreditável ainda, foi o fato de ANOS DEPOIS VIR A PÚBLICO CONFESSAR A MISTIFICAÇÃO. Devia ter sido processado, punido, afastado para sempre da vida pública. Em vez disso, foi feito ministro do Supremo. Só que aí sim, foi EXPULSO, nada a ver com a EXPULSÓRIA. Círculos jurídicos mais sérios e prestigiados, exigiram sua saída do Supremo. (Pela expulsória sairia aos 70 anos, expulso, saiu com 60.)

Tentou ser presidente do PMDB, e apesar de apoiado por Renan Calheiros no auge, foi derrotado. Desapareceu. Até que com a crise aérea, o presidente Lula, impensadamente, nomeou-o ministro da Defesa e ainda por cima, "com carta branca", dada na televisão. O presidente confundiu truculência com competência, imprudência com realização, incoerência e inconseqüência com capacidade de fazer.

Nelson Jobim se mete em tudo, vira "conselheiro de Renan", coisa que o próprio Lula não queria fazer. Mas em matéria de decisão sobre a crise e o caos aéreo, continua "virgem e invicto".

Só que a repulsa, o desprezo e a aversão maior a Nelson Jobim, vem das Forças Armadas. Tentou se afirmar em cima dos militares, mentiu sobre eles, não consegue conversar com um oficial general, da ativa ou da reserva, da Marinha, Exército, Aeronáutica.

Duvido que Jobim consiga responder um só dos fatos que vou relacionar, com exclusividade, rigorosamente verdadeiros e desmentindo o que ele afirma.

1 - Os presidentes dos três Clubes Militares, iam publicar nota conjunta, a respeito de declarações do ministro Nelson Jobim.

2 - Houve discordâncias entre os presidentes dos Clubes Militares.

3 - O ministro da Defesa, insinuou em reunião com os 3 comandantes, "que os presidentes dos clubes sabiam que eu não queria manifesto".

4 - "Por isso recuaram".

5 - Não houve nada disso, Jobim não tem a menor ascendência sobre o almirante Pedrosa (Clube Naval), general Figueiredo (Clube Militar) e brigadeiro Ivan Frota (Clube da Aeronáutica).

6 - O texto estava redigido, não houve acordo.

7 - Mas cada Clube publicou seu manifesto.

8 - Extraordinariamente, o almirante Pedrosa, que é sempre o mais comedido, reservado, que examina minuciosamente as coisas, desta vez era o mais, digamos, exaltado.

9 - Não concordou com os termos amenos redigido pelos presidentes do Clube Militar e da Aeronáutica.

10 - O brigadeiro Frota, (que já foi candidato a presidente da República) surpreendentemente, foi o mais tranqüilo.

11 - Faltou coordenação, mas nem de longe alguém admite apoiar o ministro da Defesa.

12 - Ao contrário, as queixas são muito grandes.

13 - Todos criticaram sua ida ao Haiti, não houve a menor explicação.

14 - A charge do Chico Caruso, na Primeira de "O Globo", ontem, foi reproduzida e fartamente distribuída.

15 - Oficiais generais das 3 armas, da ativa e da reserva, condenam o fato de Nelson Jobim usar na lapela do paletó, a inscrição: "Oficial general".


PS - De 1889 até hoje, sempre vivemos de forma perigosa, sem saber o que aconteceria. Medo de civis e medo de militares, dependendo de quem estava no Poder.

PS 2 - Um dia, lendo um artigo meu, Carlos Lacerda, esbravejou: "Não entendo por que você escreve sempre a palavra REDEMOCRATIZAÇÃO. Quando é que tivemos DEMOCRACIA?" Estava certo.

Helio Fernandes - www.tribuna.inf.br

Nenhum comentário: