sábado, setembro 09, 2006

O médico demente

Janeiro de 1951. Getulio Vargas acabara de assumir a presidência da República. João Goulart chegou do Rio Grande para o Rio como presidente nacional do PTB. Instalou o partido no edifício São Borja, Cinelândia. Roberto Silveira era o secretário-geral. Doutel de Andrade, primeiro secretário.

No fundo, instalaram um posto gratuito de assistência médica, a cargo de um médico requisitado do Samdu (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência). O povo ia lá buscar saúde, deixava voto.

Uma tarde, reúne-se a executiva nacional do PTB, para resolver uma crise de Minas. O deputado José Raimundo estava brigando com o suplente Machado Sobrinho, por causa da política municipal de Itabirito. E eram ambos dirigentes estaduais do partido. José Raimundo fez longa exposição, sentou-se. Machado Sobrinho começou a sua. De repente, emocionado, irritado, empalidece, dá um gemido, cai. Era o enfarte.
Doutel

Chamaram às pressas o médico do posto. O homem veio lá do fundo de bata branca, todo desconfiado, ajoelhou-se, pôs a mão no peito de Machado Sobrinho, conferiu o pulso, levantou a cabeça, os olhos arregalados:

- Chama um médico que esse puto vai morrer.
Jango ficou desesperado:

- Mas o senhor não é médico?

- Sou, sim, mas não entendo de enfarte. Chamem correndo um médico, porque esse puto vai morrer.Machado Sobrinho morreu mesmo. Doutel ficou indignado.Exigiu de Jango a demissão do médico:

- Este homem não pode exercer a medicina.

Jango sentou-se, espichou a perna direita:

- Doutel, em que posto do Samdu ele era lotado?

- Em Irajá, lá no subúrbio.

- Que coisa! Matando a nossa gente. Vamos transferi-lo para Copacabana. Se ele tem que matar, então que vá matando o eleitorado da UDN, do Lacerda. O nosso, não.

E mandou transferir o médico. O médico que não entendia de enfarte viveu mais vinte anos, até bem depois do golpe de 64. Matando e enterrando, em Copacabana, os eleitores da UDN e da Arena.

Lula

Lula é o médico demente do posto do PT. É o mais alucinado alienado que já passou pelo governo, no Brasil. Para ele, "está tudo ótimo, o País vai indo muito bem, em toda a nossa história nunca esteve tão bem" (sic), porque acha que, quanto mais a economia estiver ruim, mais dinheiro-esmola ele vai doar, mais Bolsas-Família vai distribuir e mais os votos dele estarão seguros.


Nem "O Globo" conseguiu esconder, em manchete: "PIB do País crescerá menos". Também a "Folha" deu anteontem, quinta-feira: "Ipea reduz a projeção do PIB para 3,3%".
Ipea, como vocês sabem, é o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Ministério do Planejamento, logo do governo. E PIB é Produto Interno Bruto, a economia do País. No ano passado, cresceu 2,3%, um desastre. Lula, o Banco Central do bostônico Meirelles e o Ministério da Fazenda anunciaram para este ano "o espetáculo do crescimento": 6%. Depois, baixaram para 4%. Está em 3,3%. Vai acabar em 3%, ou menos.
Sebastião Nery - sebastiaonery@ig.com.br

Nenhum comentário: