sábado, novembro 03, 2007

"Não sei se ainda sou PSDB"

Mônica Bergamo


LIMA DUARTE

Em uma cena de "Desejo Proibido", novela das 18h que a Globo estréia nesta segunda, o político Viriato, interpretado por Lima Duarte, faz um gesto obsceno quando promete "fome zero" a seus eleitores. O ator falou à coluna.



FOLHA - Nas chamadas da novela, seu personagem usa a expressão "fome zero" em um discurso, com um gesto obsceno.
LIMA DUARTE - Estava escrito aquilo ali, não tenho nada a ver com o que o personagem disse. Achei engraçado. Era um bife [jargão dos atores para designar um texto longo] muito comprido e só pegaram aquela parte [na edição]. Ele diz: "No meu governo, a segurança será absoluta, o desemprego será aniquilado, e a fome, zero". Estava lá e eu executei.

FOLHA - O que o senhor acha do segundo mandato do presidente Lula?
DUARTE - Olha, a mim não me encantam as sopas populares. Não resolvem, né? O povo gosta e ele vai indo muito bem à custa disso. Mas nós sabemos que é a CPMF que paga isso. Sou eu. Não é legal quando ele se arvora dono disso tudo. Mas tudo bem, as pessoas estão felizes.

FOLHA - Continua ligado ao PSDB [em 1989, no auge da novela "O Salvador da Pátria", estrelada por Lima, o partido cogitou até lançar o ator como candidato a vice-presidente, na chapa de Mário Covas]?
DUARTE - Não, não, já não sou mais tããão definidamente assim, né? É difícil você se situar politicamente, ideologicamente. Não sei se eu ainda sou PSDB, se eu penso PSDB hoje. Está difícil, porque o maravilhoso, numa república democrática e ideal, é você achar um partido que seja o veículo das suas idéias, da sua ideologia, do que você pensa ser justo e nobre e bom. E o que é o PSDB? O partido mais ideológico que tinha era o PT mesmo, mas se perdeu, né?

FOLHA - O que o desencantou no PSDB?
DUARTE - É a ambição de alguns deles, que estão francamente acochambrando porque querem ser candidatos. O José Serra, o próprio Aécio, meu conterrâneo, todos eles que querem disputar a Presidência. Estão mais preocupados com isso do que com seus governos, porque não têm mesmo ideologia. O partido não é ideológico.

Nenhum comentário: